Porque devemos Desenhar o futuro?
Se o futuro for melhor daqui a 5 anos, como será esse futuro? Que visão podemos ter?
Para tornarmos o nosso futuro visível e consciente temos de pensar nele de uma forma sistemática que nos permita entender os eventos a que estamos expostos, ao que damos importância, a quem nos rodeia e o contexto onde estamos inseridos. Este é um processo iterativo, de descoberta que permite viver uma vida mais consciente, descansada e direcionada.
Este é um processo que não deixará ninguém indiferente, permite descobrir e desenhar o futuro e abre portas para uma gestão do presente rumo ao futuro desejado!
Países e organizações perceberam, a potência de estudar o futuro, no seu desenvolvimento, na sua competitividade e na sua prosperidade. Desenvolveram teorias, criaram práticas e aplicaram-nas nas suas políticas e operações diárias, de forma a criarem um clima favorável e positivo ao seu sucesso. Se os países e as organizações conseguem, se é possível antecipar e entender o futuro ao nível profissional, porque não leva-lo a um nível mais granular, a um nível familiar ou mesmo pessoal? Porque não encontrar as forças e os eventos que moldam o futuro, permitir às pessoas escolherem o caminho que mais lhes convém e aumentar as suas possibilidades de sucesso?
Para isso vamos seguir as bases da prospetiva, dos métodos desenvolvidos para estudar o futuro.
Assim sendo, seguem-se alguns passos que nos permitem compreender, desenhar e caminhar rumo ao futuro:
Reconhecer a história (passado e dominios importantes)
Identificar o estado atual, com quem estamos e o que nos trouxe até aqui.
Identificar as forças que moldam o nosso mundo.
Explorar os futuros possíveis.
Desenhar o futuro.
Preparar a estratégia e agir em direção ao futuro